domingo, 9 de maio de 2010

Inhotim - Olafur Eliasson

Nesta última sexta-feira, dia 07/05/10, visitamos o museu Inhotim, localizado em Brumadinho e que reúne um grande acervo de arte contemporânea. Tínhamos como tarefa escolher e pesquisar mais sobre um artista de nossa escolha que tivesse alguma obra exposta lá.

O artista que mais me interessou foi o dinamarquês Olafur Eliasson, que tem como principal tema de suas obras a percepção. ''Acho que consideramos o ato de olhar ou de perceber como um fato dado. Acreditamos que o olhar seja objetivo ou fisiologicamente determinado pela natureza ou até mesmo dado por Deus, como se poderia crer em casos extremos.'', diz o artista.
Mas para Eliasson a nossa percepção e a forma como vemos as coisas e as abordamos é determinada pela cultura. E que, de fato, uma mesma coisa pode ser vista de forma completamente diferente. Ou que determinada visão possa ser enganosa.

Eliasson explora bastante o campo da visão, criando fenômenos ópticos complexos, sendo a luz e a àgua elementos recorrentes em seus trabalhos.

Alguns trabalhos do artista:
Construção de quatro cachoeiras artificiais em Nova Iorque, em 2008, bancada pela iniciativa privada a intervenção custou U$ 15,5 milhões e não prejudicam nem poluem o ecossistema local (bombas d'água de energia renovável utilizam a própria agua do rio).








By Means of a Sudden Intuitive Realization (1996), exposta em Inhotim, é uma espécie de iglu de fibra de vidro, cujo interior é iluminado por uma luz estroboscópica que causa um efeito no jato d'água que se encontra lá dentro.











Viewing Machine (2001), também parte do acervo do Inhotim, se baseia no funcionamento do caleidoscópio. Constituído de seis espelhos que formam um tubo hexagonal, o espectador que manuseia a obra tem sua percepção do mundo alterada por meio da sobreposição de reflexos.




Imagens de outros trabalhos do artista:

Pode-se concluir que o envolvimento ativo do espectador é uma característica desse artista tão reconhecido mundialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário