O artista que mais me interessou foi o dinamarquês Olafur Eliasson, que tem como principal tema de suas obras a percepção. ''Acho que consideramos o ato de olhar ou de perceber como um fato dado. Acreditamos que o olhar seja objetivo ou fisiologicamente determinado pela natureza ou até mesmo dado por Deus, como se poderia crer em casos extremos.'', diz o artista.
Mas para Eliasson a nossa percepção e a forma como vemos as coisas e as abordamos é determinada pela cultura. E que, de fato, uma mesma coisa pode ser vista de forma completamente diferente. Ou que determinada visão possa ser enganosa.
Eliasson explora bastante o campo da visão, criando fenômenos ópticos complexos, sendo a luz e a àgua elementos recorrentes em seus trabalhos.
Alguns trabalhos do artista:


Viewing Machine (2001), também parte do acervo do Inhotim, se baseia no funcionamento do caleidoscópio. Constituído de seis espelhos que formam um tubo hexagonal, o espectador que manuseia a obra tem sua percepção do mundo alterada por meio da sobreposição de reflexos.
Imagens de outros trabalhos do artista:

Pode-se concluir que o envolvimento ativo do espectador é uma característica desse artista tão reconhecido mundialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário