domingo, 23 de maio de 2010

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Abrigo, outras ideias

#1 - Abrigo Portátil:
A ideia consiste em uma cesta com conteúdo diverso capaz de criar um novo ambiente no meio urbano. Pedaços de grama sintética com formatos variados poderiam ser montados da forma como o usuário preferisse. Esse abrigo contra as hostilidades de uma grande cidade simbolizaria uma fuga ao mesmo tempo que não privaria a pessoa do ambiente externo. Os sentidos as serem explorados no abrigo são o tato,(atraves das texturas da cesta de madeira, do tapete de grama..), o olfato e paladar (flores com escencias e perfumes podem ser colocados na cesta, assim como doces.) #2 - Arbusto:

Um abrigo em formato de árvore cuja copa seja revestida por folhagens e led's que se acenderiam quando alguem entrasse dentro dele. O interior simularia uma cidade ideal à noite, coolers tornarriam o ambiente ventilado, os led's seriam a iluminação da cidade e odores agradaveis também estariam presentes.
#3 - Redes:
Parte externa constituida de tecidos transparentes, tipo meia calça e no interior se encontrariam redes para que as pessoas possam deitar, brincar interagir. Circuitos acionariam sons relaxantes e luzes quando as pessoas entrassem no ambiente.





Guto Lacaz

Nascido em São Paulo em 1948, Guto Lacaz é arquiteto formado pela USP e artista plástico.
Dentre suas obras as que mais gostei foram:




Óleo Maria a Procura da Salada









Cosmos



Auditório para Questões Delicadas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Abrigo, primeiras ideias

Após algumas discussões em grupo, resolvemos fazer um abrigo contra o ambiente hostil que muitas cidades apresentam. O que mais contrasta com o sentimento de insegurança e desproteção que uma grande cidade oferece? Um útero foi a resposta obtida pelo grupo.
Assim, resolvemos fazer uma espécie de iglu, cujo interior fizesse referência a essa parte tão acolhedora do corpo humano. Os materiais que pretendemos usar são espumas, tecidos, amoebas. Circuitos que iluminarão e emitirião sons quando fechados serão responsáveis por tornar o ambiente interativo e mais realistas.
Vista externa:

A estrutura do iglu seria montada por sombrinhas costuradas ou unidas com velcro.

Objeto Interativo com Ciruito








domingo, 9 de maio de 2010

Inhotim - Olafur Eliasson

Nesta última sexta-feira, dia 07/05/10, visitamos o museu Inhotim, localizado em Brumadinho e que reúne um grande acervo de arte contemporânea. Tínhamos como tarefa escolher e pesquisar mais sobre um artista de nossa escolha que tivesse alguma obra exposta lá.

O artista que mais me interessou foi o dinamarquês Olafur Eliasson, que tem como principal tema de suas obras a percepção. ''Acho que consideramos o ato de olhar ou de perceber como um fato dado. Acreditamos que o olhar seja objetivo ou fisiologicamente determinado pela natureza ou até mesmo dado por Deus, como se poderia crer em casos extremos.'', diz o artista.
Mas para Eliasson a nossa percepção e a forma como vemos as coisas e as abordamos é determinada pela cultura. E que, de fato, uma mesma coisa pode ser vista de forma completamente diferente. Ou que determinada visão possa ser enganosa.

Eliasson explora bastante o campo da visão, criando fenômenos ópticos complexos, sendo a luz e a àgua elementos recorrentes em seus trabalhos.

Alguns trabalhos do artista:
Construção de quatro cachoeiras artificiais em Nova Iorque, em 2008, bancada pela iniciativa privada a intervenção custou U$ 15,5 milhões e não prejudicam nem poluem o ecossistema local (bombas d'água de energia renovável utilizam a própria agua do rio).








By Means of a Sudden Intuitive Realization (1996), exposta em Inhotim, é uma espécie de iglu de fibra de vidro, cujo interior é iluminado por uma luz estroboscópica que causa um efeito no jato d'água que se encontra lá dentro.











Viewing Machine (2001), também parte do acervo do Inhotim, se baseia no funcionamento do caleidoscópio. Constituído de seis espelhos que formam um tubo hexagonal, o espectador que manuseia a obra tem sua percepção do mundo alterada por meio da sobreposição de reflexos.




Imagens de outros trabalhos do artista:

Pode-se concluir que o envolvimento ativo do espectador é uma característica desse artista tão reconhecido mundialmente.